SEJA BEM VINDO!

Jesus abençoe você, muito obrigado por visitar o nosso blog!

  • Livro- Buscai as coisas do alto, Pe. Léo, SCJ
  • Livro-PHN, Dunga
  • Livro-Quando só Deus é a Resposta, Márcio Mendes

Amor

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos."

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A música católica não é feita para fazer sucesso

A você que é músico católico para ler e refletir;

Boa leitura, e esperam os que seja bom pra você.


O músico exerce uma função importante na liturgia e também nos momentos de louvor. O que precisa estar muito presente no coração dele é a dinâmica da espiritualidade. A espiritualidade do músico católico deve ser voltada para a experiência católica.

Um exemplo: um músico católico que não vai à Missa, deixa de ser um músico católico, porque ela é o auge da espiritualidade católica. Outra coisa que precisa ficar presente na espiritualidade do músico católico é a Adoração Eucarística, buscar Jesus na Eucaristia e todas as suas vertentes, como a intimidade com a Palavra de Deus.
Padre Roger Luis
Foto: Célia Grego

Você, músico, conhece muito bem as fontes de inspiração. Quando a música brota da Palavra de Deus, ela tem uma eficácia sobrenatural, basta você musicar a Palavra pela inspiração, buscar a harmonia no coração de Deus e você vai ver como a música "pega". A Bíblia em si já traz vida, libertação e cura. Precisamos fazer uma experiência com a Palavra de Deus.

Algo importante também é a intimidade com o Espírito Santo, porque – em minha opinião, e creio que não seja só em minha opinião – isso é obra de Deus, pois a inspiração da música católica precisa vir do Espírito Santo.

Nós também não precisamos consultar harmonias da música secular para colocar na música católica. Pois, assim, perde em unção, perde em eficácia, porque o Espírito Santo é a criatividade por excelência. É Ele quem dá a criatividade, então, não há necessidade de buscá-la em outras fontes.

Há uma passagem do profeta Jeremias que diz: "Os grandes da cidade enviaram os servos à procura de água. Encaminham-se estes às cisternas; água, porém, não encontram, e voltam com os recipientes vazios, envergonhados, confundidos, cobertas as cabeças" (Jer 14,3). O povo estava deixando as águas puras para buscar água em cisternas vazias.

Isso é muito importante para que tenhamos consciência. Não deixe a "água pura", a fonte da Palavra, da Eucaristia, da experiência dos santos, do relacionamento pessoal com a Virgem Maria. Tudo isso é fonte de inspiração. Não busque em "cisternas" vazias! Deus fala a nós nessa Palavra e nos indica o caminho a seguir.

A música, então, precisa brotar da oração e não de um acorde secular. O acorde é Deus quem vai dar. Conheço muitos músicos e, partilhando com eles sobre o nascimento de uma música, sei que ela vem de um momento de oração e Adoração Eucarística.

A música católica não é feita para fazer sucesso. O sucesso que Deus quer são almas salvas, vidas transformadas, pessoas curadas! E a música tem este poder. Assim como tem o poder de fazer uma pessoa se embriagar, se drogar – como vemos, por exemplo, nas festas rave – ela tem o poder de transformar uma vida. Nós precisamos "virar a mesa", virar o jogo e apresentar uma música pura, que vem do Céu e transforma vidas.

Que Deus abençoe você e que Ele próprio o inspire. Não busque fora de Deus, porque só Ele tem a inspiração para o novo da sua canção.

Padre Roger Luis da Silva
Comunidade Canção Nova

Como acertar nas decisões?

A Bíblia ensina duas grandes coisas: o conselho e os conselheiros. A Palavra de Deus ensina que o segredo das sábias resoluções está no conselho que nos dispomos a pedir e que "a vitória depende do grande número de conselheiros".

Isso significa que ninguém vence sozinho. Quem tem a habilidade de contar com os outros, avança, compreendendo que O TODO é muito mais importante que A PARTE de cada um. É sábio, portanto, jamais decidir sozinho.

Quem sabe pedir ajuda, entendeu que foi chamado à vida unido aos outros, dos quais todos dependemos para ser felizes. Felicidade é não ser feliz sozinho!

terça-feira, 27 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=-U0b1jo9EZ8

Esse Link leva vc a conhecer a  Biografia do Papa  Bento XVI, para q vc possa c onhecer melhor o nosso San to Papa.

Você sabe ouvir?

120210_mensagem“Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Mc 12,29b).
Quando criamos o hábito de ouvir a voz de Deus, a nossa vida se transforma, porque o Espírito Santo de Deus vai trabalhando dentro de cada um de nós e começamos a enxergar as coisas sob uma nova ótica. O que antes era complicado, passa a ser mais simples, e a vida ganha um colorido diferente.
Quando não ouvimos a voz de Deus, paramos somente nas preocupações humanas e nas dificuldades, e tudo se obscurece ao nosso derredor e em nosso interior e já não somos capazes de ver solução para as situações vividas.
São muitas as vozes que clamam dentro de nós e à nossa volta a ponto de gerar uma profunda confusão no nosso interior. Precisamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a ouvir a voz de Deus, porque ao ouvi-la somos libertos.
Jesus, eu confio em Vós!

E para você, quem é Jesus?

3003101“Mas Jesus perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Pedro respondeu: ‘O Cristo de Deus’” (Lc 9,20).
Nosso Senhor Jesus Cristo continua, hoje, a perguntar: “Quem sou Eu para você? Qual é o lugar que Eu ocupo na sua vida?” Ao mesmo tempo precisamos nos perguntar: “Quem sou eu para Jesus? Como Ele me vê?”
Não sei se você já parou para dizer ao Senhor quem é Ele para você e para Lhe perguntar quem é você para Ele. Ouvimos falar muitas coisas a respeito de Jesus e também a nosso respeito, mas não podemos nos contentar somente com o que ouvimos dizer, precisamos escutar diretamente d’Ele. Vemos na Bíblia a figura de Levi, que depois que se encontrou com Jesus e O experimentou, teve a vida transformada.
Pode ter certeza de que hoje vai ser um dia de surpresas de Deus na sua vida. Desejemos este encontro com o Senhor, porque Ele já está à porta do nosso coração, basta a abrirmos um pouco e Ele entrará.

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Simplicidade, oração e coerência


De onde começar?

Quais as oportunidades que temos para evangelizar?

Quantas oportunidades Deus nos deu para evangelizar por meio da música, mas as deixamos passar, porque ainda esperamos aquela... Sabe aquela oportunidade?

Muitas vezes, nos acostumamos com as grandes coisas: missões, grupos lotados, muita gente aclamando e cantado a partir da nossa condução [musical].

Não podemos nunca nos esquecer de que Deus, muitas vezes, nos dá oportunidades aparentemente bem pequenas, mas, nelas, podem estar guardadas grandes graças para nós ou para quem escuta aquilo que estamos tocando e/ou cantando.

O inimigo de Deus coloca em nossos corações a tentação de nos animarmos muito com os grandes eventos e situações nas quais temos um som de grande potência, uma boa banda e um grande número de participantes, etc. Sim, devemos nos animar, mas devemos também, diante dessas oportunidades e dentro de nós, canalizar essa animação para a glória de Deus, agradecendo a Ele pela confiança e oportunidade.

Infelizmente, caímos no sutil erro da empolgação e acabamos por viver toda essa alegria sozinhos, esquecendo-nos da batalha que existe por trás de tudo isso e ficamos vulneráveis à ação do inimigo; na mais grave das situações, barramos totalmente a graça, a cura e o milagre para aquele povo que nos escuta, ou para nós mesmos.

Seja qual for a oportunidade que temos de exercer o nosso ministério, é um chamado que Deus nos faz. É um povo que espera, é uma batalha a ser travada e, já posso dizer, um inimigo a ser vencido ou até mesmo um meio do Senhor trabalhar nos nossos corações. Mas por trás de qualquer lugar aonde iremos tocar ou cantar, a nossa vida deve ser a primeira oportunidade de cantarmos. Por isso, devemos cantar com a vida e, para isso, precisamos ser, primeiramente, homens e mulheres de oração. Músicos ou musicistas, precisamos ser coerentes com o que cantamos e, aí sim, conseguiremos cantar a vida.

Resumindo: simplicidade, oração e coerência. Se conseguirmos viver essas três palavras, com certeza, a última delas será abundante em nós: a unção.
Volto à pergunta inicial: "De onde começar?". Começo da oportunidade que Deus me dá, com muita sabedoria e discernimento. Muitas vezes, ela é gradativa, outras vezes, é um grande susto para nós, além das nossas capacidades; outras vezes, as oportunidades desaparecem. Para cada um, Deus tem uma pedagogia, pois para Ele somos únicos.

Deixo outra pergunta: "Qual a pedagogia de Deus para você? Por que Ele escolheu você como ministro de música da Sua Igreja?

Deus abençoe você e o seu ministério!